06.Junho.2021

Descarte de óleo/azeite: como descartar corretamente?

Descarte de óleo/azeite: como descartar corretamente?

Você sabia que o óleo/azeite de cozinha usado, quando descartado incorretamente, causa uma poluição que provoca sérios danos ambientais?

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), um litro de óleo/azeite descartado incorretamente pode contaminar até 25 mil litros de água. Essa quantidade de água é o que uma pessoa consome em aproximadamente 04 meses.

Um dos maiores riscos do óleo/azeite nos rios é a diminuição do oxigênio das águas. Isso pode provocar a morte de peixes e o desequilíbrio ambiental através da contaminação das águas.

No solo, o óleo/azeite provoca sua impermeabilização. Uma vez que esse produto não é dissolvido pela água, ele cria uma camada que bloqueia a absorção da chuva, contribuindo com as enchentes, além de contaminar o solo.

Os efeitos negativos também podem chegar no ar, acometendo a atmosfera. Quando o óleo/azeite de cozinha se decompõe, ocorre a emissão de metano, um dos gases associados ao efeito estufa e o aquecimento do planeta.

A boa notícia é que você pode evitar que isso ocorra, siga as instruções das imagens da publicação e FAÇA A SUA PARTE, PRESERVE! O meio ambiente agradece!

#descarteoleocozinha #semanadomeioambiente #educacaoambiental #ods

Fontes:
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP);
Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paul

 
 
 
Deixe seu comentário